A bandeira de Mogi das Cruzes

Saiba Mais

http://www.portalfeb.com.br 24/02/2016

Com um pé na história: a bandeira de Mogi das Cruzes

 

Mogi das Cruzes, aniversariante que completa 450 anos, ainda tem viva a memória de muita glória e conquistas emocionam um povo orgulhoso. Basta percorrer o centro da cidade para nos depararmos com resquícios de uma arquitetura barroca, prédios de taipa de pilão e outras raridades históricas, além de encontrarmos pessoas que marcaram a história da cidade com seus feitos. Você pode ir ao dentista, por exemplo, e conhecer o criador do Pavilhão Municipal, nossa bandeira.

Em seu consultório na região central de Mogi, encontramos o dentista Domingos Geraldo Sica*, idealizador da Bandeira do Município de Mogi das Cruzes. Sica é um amante da história e por incrível que pareça seu nome passou a fazer parte desta história,quando ainda cursava o Terceiro ano científico, hoje ensino médio, em 1956.

Nesta ocasião, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes buscava uma bandeira para representar a cidade que já com 396 anos ainda não possuía este importante símbolo cívico, Além de atender a solicitação da Câmara, o vereador Afrodízio Witzel, procurou o Prf. Dr. Paulo Lopes da Silva, catedrático de história do Instituto de Educação Washington Luiz e especialista em heráldica (estudo sobre brasões e bandeiras). O professor Paulo atendeu prontamente a solicitação, elaborou e orientou os trabalhos entre os alunos do ciclo colegial (clássico e científico). De acordo com o regulamento, cada trabalho deveria contemplar fatos importantes da história de Mogi das Cruzes, conforme as seguintes especificações:

1 - As cores do Estado de São Paulo, predominando o branco que representaria os ideais pacifistas e progressistas do município;

2 -  A passagem dos bandeirantes por Mogi das Cruzes;

3 - A passagem de D. Pedro I antes da Proclamação da Independência ocorrida meses depois;

4 - A Revolução de 1932 com expressiva atuação de Mogianos;

5 - O Brasão da Cidade

6 – A Participação significativa de “Pracinhas Mogianos”  na Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial (Mogi das Cruzes foi a cidade que mais pracinhas enviou em todo o território brasileiro, proporcionalmente).

Foram apresentados 150 trabalhos e após análise da comissão julgadora composta por profissionais de diversas áreas, foi escolhido o trabalho do jovem Domingos Geraldo Sica por ser o que melhor atendeu as especificações determinadas.

Sica, como era conhecido entre os colegas, empolgado com a vitória no concurso, queria ver sua obra registrada para a posteridade e apresentá-la à população.. A urgência de Sica se dava por se tratar de seu último ano no colégio e o desfile comemorativo de aniversário da cidade, do qual ele fazia questão de participar conduzindo o pavilhão por ele concebido, se aproximava. Pediu ajuda às amigas Neide Cunha Cardoso e Dolores Alvares Cordovilla que o auxiliaram por ver a aflição do amigo. Elas confeccionaram a “Bandeira” em apenas dois dias. e isso, segundo Dona Dolores nos conta, “fizemos por amor à cidade e consideração ao grande amigo“.

Dona Clemilda Cunha Cardoso, mãe de Neide, foi quem costurou as três faixas de base da bandeira, Neide e Dolores com um trabalho artesanal e muito esmero fizeram o restante na própria escola na sala da diretoria cedida pelo então prefeito Ariosto Giaquinto.

No dia Primeiro de Setembro de 1956, orgulhosamente,  Domingos Geraldo Sica desfilou acompanhado de seus amigos empunhando o primeiro pavilhão de Mogi das Cruzes, criado por ele, confecionado por suas amigas e já oficializado pelo então prefeito Henrique Pires.

Hoje o Prof. Dr. Domingos Geraldo Sica, que recebeu o título de cidadão mogiano em 19 de novembro de 1987 pela Câmara Municipal, é um brilhante cirurgião dentista, professor universitário, pesquisador nato e com certeza colocou o “pé na história de Mogi das Cruzes”.

É o único município brasileiro a homenagear a FEB em sua bandeira.

Revista Educando Mogi – Número 52 – Ano IX – 2011

Regina Célia Rissoni Valentim

Yraci Santos

*Domingos Geraldo Sica é Doutor em Medicina – UNIFESP/EPM e Mestre – UNITAU. Ex-Diretor dos Centros de Ciência da Saúde da UMC e UNICSUL (SP). Ex-Professor USP, UNIFESP, UNITAU, UNICSUL, UMC e UNIMARCO. Ex-Médico: Santa Casa (MC) e dos Hospitais Santa Cruz (SP), Ipiranga (MC), Santana (MC) e Mãe Pobre (MC). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais – CRO/SP. Registrado na Especialidade Médica em Traumatologia – AMP/SP

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!