Semae conclui implantação de coletor

Sub-bacia do Córrego dos Corvos

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 29/01/2016

Semae conclui implantação de coletor-tronco na bacia do Córrego dos Corvos

 

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluiu a implantação do coletor-tronco da sub-bacia do Córrego dos Corvos, no Jardim São Pedro, em Cezar de Souza. O último teste de escoamento foi realizado na manhã desta quinta-feira (28/01) e constatou que o sistema está pronto para receber e enviar para tratamento o esgoto da região onde vivem cerca de 15 mil pessoas. Com a obra, toda a sub-bacia ficará saneada, melhorando o meio ambiente e a qualidade de vida.

No total, foram instalados oito quilômetros de coletores (contando as duas margens do córrego), que vão desde a Avenida Paulo VI até a Estrada do Procópio, passando por um trecho da Avenida João XXIII e Estrada Santa Catarina.

Com o coletor instalado, o sistema também ficará pronto para receber novas ligações com o crescimento populacional daquela região. A tubulação conduzirá o esgoto até a Estação de Tratamento de Cezar de Souza, ao lado do Parque Centenário. O trabalho faz parte do planejamento do Semae, de acordo com as diretrizes do Plano Diretor de Esgoto, para aumentar, de forma contínua, os índices de coleta e tratamento no município.

A obra cortou o distrito em vários pontos, incluindo, durante a primeira etapa, uma travessia por método não destrutivo sob a linha férrea, ligando a rua vereador Dante Jordão Stoppa à rua Catarina Carrera Marcatto, interligando os dois pontos em uma elevatória que levará o esgoto até a ETE.

Outra importante obra de saneamento que está sendo executada é o esgotamento sanitário do Botujuru. Os serviços avançam em quatro frentes de escavações para implantação das redes de coleta em todo bairro. O investimento será de R$ 26 milhões e incluirá parte de Cezar de Souza, num total de 45 quilômetros de redes de esgoto e quatro estações de bombeamento, além de sistemas complementares (redes e coletores) que somam mais 16 quilômetros.

A obra atenderá 35 mil pessoas (15 mil no Botujuru e 20 mil em Cezar) e, com ela, mais de 140 mil litros de esgoto deixarão de ser lançados por hora no Tietê, contribuindo para a despoluição do rio. (JN)

 

Foto: Guilherme Berti/PMMC

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo