Programa "Educação Paralímpica"

chega a Arujá em parceria

Saiba Mais

17/12/2025
Author avatar
Prefeitura de Arujá

Programa "Educação Paralímpica" chega a Arujá em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro

 

A Prefeitura de Arujá realizou, nesta segunda-feira (16), a assinatura do Acordo de Cooperação do Programa Educação Paralímpica, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A iniciativa foi conduzida por meio da Diretoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, representando um avanço nas políticas públicas voltadas à inclusão no município.

O termo foi assinado pelo prefeito Dr. Luis Camargo; pela secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Juliana Daniel; pelo diretor da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva; pelo secretário de Educação, Aldo Botana; e pelo coordenador do Programa Educação Paralímpica do CPB, David Farias Costa.

A parceria tem como principal objetivo a capacitação dos professores da rede municipal de ensino, promovendo práticas pedagógicas inclusivas e fortalecendo a educação paralímpica nas unidades escolares de Arujá. O programa prevê que o ambiente escolar atue como espaço estratégico para a identificação de estudantes com deficiência com potencial para modalidades paradesportivas, permitindo que, a partir da atuação integrada de educadores, coordenações escolares e equipes técnicas, esses alunos sejam acompanhados e encaminhados para a rede municipal responsável por dar continuidade às ações de inclusão e desenvolvimento esportivo.

Durante o evento, o prefeito destacou o significado da iniciativa para a construção de políticas públicas efetivas no município e ressaltou o papel do Poder Público na promoção de oportunidades e na superação de barreiras sociais. “Eu tenho certeza de que é mais um momento de romper barreiras, de criar oportunidades, de fazer política pública de verdade, de atender a quem mais precisa e de dar motivo e razão de ser à nossa existência. Quem está na vida pública e não acorda todos os dias, com o primeiro pensamento sendo: ‘o que posso fazer de melhor pelas pessoas hoje?’, está errado. É para isso que a gente está aqui”.

Em sua fala, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clau Camargo, também presente na assinatura do documento, lembrou dos 21 arujaenses com deficiência já inscritos no Programa Escola Paralímpica, também desenvolvido em parceria com o CPB, e destacou a importância de ampliar oportunidades para novos talentos. “Todos são capazes, basta a gente dar oportunidade.”

Ronilson Silva celebrou mais essa conquista para o município e ressaltou que novas ações voltadas às pessoas com deficiência já estão sendo planejados para 2026. Ao comentar a parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, destacou que a iniciativa está alinhada à diretriz apresentada pelo coordenador do programa, David Farias Costa, de que a inclusão é a missão central do CPB. “Esse convênio, com toda certeza, mostra que as pessoas com deficiência têm, dentro de uma sociedade, alcançado o seu protagonismo”.

Juliana Daniel e Aldo Botana concordaram ao relembrar a importância da integração entre diferentes setores da administração pública, Secretarias Municipais e a Câmara Municipal para o acompanhamento contínuo das demandas reais da população, especialmente na consolidação de políticas públicas inclusivas.

O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, entre eles o secretário de Esportes, Betinho; a secretária adjunta de Assistência Social, Adriana Ferreira; o secretário adjunto de Esportes, William Oliveira; a diretora da Mulher, Ana Poli; a diretora de Igualdade Racial, Lúcia Ribeiro; o vice-presidente da Câmara, Pastor Samuel Maia; os vereadores Divinei, Thiago Ursão, Caio Mãos Solidárias, Reynaldinho e Renan de Arujá; além da presidente da APAE, Sueli Arambul.

Além da formalização da parceria, o encontro possibilitou a apresentação de ações, dados e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da administração municipal com a inclusão, a equidade e o fortalecimento de uma educação cada vez mais acessível e integrada às demais políticas públicas do município.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo