Secretário receberá medalha - 11/06

Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 11/06/2016

Secretário municipal de Cultura recebe Medalha Alferes Tiradentes Mérito Cultural

 

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, receberá neste sábado (11/06) a Medalha Alferes Tiradentes – Mérito Cultural, uma premiação do Instituto Tiradentes, conferida a secretários municipais de Cultura que realizam profícuo trabalho na promoção e preservação do patrimônio cultural material e imaterial no município. A entrega será às 11 horas, no ato de encerramento do 102º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, que acontecerá no bairro do Paraíso, em São Paulo.

A homenagem é um reconhecimento ao trabalho de gestores públicos da área da Cultura, em função da criação de oportunidades para investimentos em consonância com a política de desenvolvimento econômico e social, além da identificação e divulgação dos produtos culturais, gerando emprego e renda.

"Receber uma comenda como esta me enche de orgulho, pois é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado não só por mim, mas por todos os colaboradores da Secretaria de Cultura. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas também sabemos que já tivemos muitos avanços e sabemos, principalmente, onde queremos e vamos chegar. Dedico essa medalha de Mérito Cultural a todos da minha equipe”, destaca o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori.

Ao longo dos últimos anos, a cultura em Mogi das Cruzes contou com importantes avanços, como a entrega do Centro Cultural de Mogi das Cruzes, que era esperado há mais de 70 anos pela classe artística e população de uma forma geral, a inauguração da Casa do Hip Hop, do Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM) – o primeiro estúdio público de gravações da cidade, bem como do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Vila Nova União.

Além dos equipamentos, a atuação da Secretaria de Cultura passou a ser norteada pelo conceito da democratização da informação e formação de opiniões. Isto é, foi adotada a postura de ouvir a sociedade civil na formatação de políticas públicas culturais, com o objetivo de atender efetivamente às necessidades e anseios da população. Só o programa Diálogo Aberto, por exemplo, que tem exatamente este propósito, já teve a participação de 8.600 pessoas ao longo dos últimos três anos.

Os mecanismos de fomento à realização de projetos culturais independentes também tiveram significativa evolução. Mogi das Cruzes hoje conta com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que possibilita a artistas e agentes culturais locais a concretização de projetos culturais por meio do apoio da iniciativa privada, que destina recursos que iriam para o município, sob a forma de impostos e tributos, para o custeio dos referidos projetos.

Além disso, está fase final de elaboração o Programa de Fomento à Arte e Cultura, mais uma ferramenta de apoio a projetos culturais, por meio da qual a transferência de recursos se dará via seleções por edital. As equipes da Secretaria de Cultua estão retornado a espaços culturais públicos e privados da cidade, que já foram visitados um a um, em busca da validação da minuta de lei, que também foi elaborada de forma coletiva e colaborativa.

O 102º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, que culminará com a entrega da medalha ao secretário Mateus Sartori, contará com um ciclo de palestras de profissionais renomados abordando temas como a comunicação eficaz com a sociedade e transparência na administração pública. (LMS)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!